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apraxia de fala na infância

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A Apraxia de fala na Infância é um transtorno neurológico dos sons da fala na infância, no qual a precisão e consistência dos movimentos necessários à fala estão alterados, na ausência de déficits neuromusculares (por exemplo, reflexos anormais, tônus alterados).

A criança com apraxia tem dificuldade de planejamento e/ou programação espaço-temporal das sequências de movimentos e que resultam em erros na produção da fala e na prosódia. (ASHA, 2007)

Apraxia de Fala na Infância pode estar associada a distúrbios neurológicos complexos conhecidos, ou não, ou com distúrbios neurogênicos idiopáticos (não conhecidos) da produção do som. 

quais são os principais sinais da apraxia de fala na infância?

  • Produções inconsistentes de consoantes e vogais na repetição de sílabas ou de palavras. A criança fala a mesma palavra de diferentes maneiras quando é solicitada a repeti-la várias vezes. Por exemplo: a criança pode falar “maco” ou “caco” no lugar de falar macaco.

  • Presença de acentuação inapropriada em palavras e frases (alteração prosódica), afetando a entonação e o ritmo da fala. A criança fica com uma fala mecanizada, o que dificulta a compreensão e causa estranheza para quem escuta. Por exemplo: na palavra bola, a sílaba tônica é o bo, mas a criança fala bolá.

  • Pausas inadequadas entre os sons e as sílabas, o que gera lentidão ou interrupção na fala. Quando existe essa quebra, a criança apresenta uma fala de difícil entendimento.

Existem vários outros sinais observados em crianças com AFI que, além de serem comuns a outros distúrbios da fala, não necessariamente aparecem em todas as crianças. Entre os principais sinais existem:

  • Bebês muito quietos, silenciosos ou com pouco balbucio de sons.

  • Bebês que demoram muito para emitir as primeiras palavras simples como “papá” e “mamã”.

  • Têm boa compreensão, mas grande dificuldade para expressar-se.

  • Possuem perda de palavras ou sons anteriormente produzidos.

  • Apresentam dificuldade para imitar

  • Quando ficam distraídas na hora da alimentação, demoram ou esquecem a comida na boca.

  • Quando apresentam dificuldades sensoriais ao se incomodar com etiquetas de roupas, pegar em massa de modelar, pisar na areia ou grama, lavar o cabelo, sujar-se, etc.

como é feito o diagnóstico e quem pode dar este diagnóstico?

O diagnóstico de apraxia de fala recomendado pela ASHA é a partir dos 3 anos de idade, pois é quando a criança tem maturidade e consegue realizar as tarefas que são imprescindíveis para o diagnóstico, antes dessa idade podemos suspeitar de um quadro de apraxia de fala na infância ou um atraso motor de fala.

Para o diagnóstico da Apraxia é preciso uma Avaliação Fonoaudiológica completa e que contemple os seguintes aspectos: anamnese com a família, avaliação da linguagem oral em todos os seus níveis (vocabulário, fonologia, aspectos morfossintáticos (gramaticais), uso funcional da comunicação, aspectos discursivos), avaliação dos aspectos fonético-fonológicos (sons da fala), avaliação da maturidade simbólica (brincadeira), avaliação da motricidade oro-facial, avaliação das praxias orais e verbais, avaliação dos aspectos relacionados à alimentação (mastigação, consistência, hábitos alimentares), etc. Outros aspectos como: coordenação motora, aspectos da integração sensorial, aspectos comportamentais e emocionais e cognitivos também devem ser observados. A análise da dinâmica familiar e a atitude dos pais também deve fazer parte deste processo.

Considerando que a Apraxia é um distúrbio que afeta o desenvolvimento da fala, da comunicação, o profissional indicado para dar este diagnóstico é o Fonoaudiólogo.

Referências: Elizabete Giusti
Margareth Fish
ASHA, 2017

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 Terapia para gagueira infantil

 Motricidade orofacial (respiração, mastigação, fala)

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