

apraxia de fala na infância

A Apraxia de fala na Infância é um transtorno neurológico dos sons da fala na infância, no qual a precisão e consistência dos movimentos necessários à fala estão alterados, na ausência de déficits neuromusculares (por exemplo, reflexos anormais, tônus alterados).
A criança com apraxia tem dificuldade de planejamento e/ou programação espaço-temporal das sequências de movimentos e que resultam em erros na produção da fala e na prosódia. (ASHA, 2007)
Apraxia de Fala na Infância pode estar associada a distúrbios neurológicos complexos conhecidos, ou não, ou com distúrbios neurogênicos idiopáticos (não conhecidos) da produção do som.
quais são os principais sinais da apraxia de fala na infância?
-
Produções inconsistentes de consoantes e vogais na repetição de sílabas ou de palavras. A criança fala a mesma palavra de diferentes maneiras quando é solicitada a repeti-la várias vezes. Por exemplo: a criança pode falar “maco” ou “caco” no lugar de falar macaco.
-
Presença de acentuação inapropriada em palavras e frases (alteração prosódica), afetando a entonação e o ritmo da fala. A criança fica com uma fala mecanizada, o que dificulta a compreensão e causa estranheza para quem escuta. Por exemplo: na palavra bola, a sílaba tônica é o bo, mas a criança fala bolá.
-
Pausas inadequadas entre os sons e as sílabas, o que gera lentidão ou interrupção na fala. Quando existe essa quebra, a criança apresenta uma fala de difícil entendimento.
Existem vários outros sinais observados em crianças com AFI que, além de serem comuns a outros distúrbios da fala, não necessariamente aparecem em todas as crianças. Entre os principais sinais existem:
-
Bebês muito quietos, silenciosos ou com pouco balbucio de sons.
-
Bebês que demoram muito para emitir as primeiras palavras simples como “papá” e “mamã”.
-
Têm boa compreensão, mas grande dificuldade para expressar-se.
-
Possuem perda de palavras ou sons anteriormente produzidos.
-
Apresentam dificuldade para imitar
-
Quando ficam distraídas na hora da alimentação, demoram ou esquecem a comida na boca.
-
Quando apresentam dificuldades sensoriais ao se incomodar com etiquetas de roupas, pegar em massa de modelar, pisar na areia ou grama, lavar o cabelo, sujar-se, etc.
como é feito o diagnóstico e quem pode dar este diagnóstico?